top of page

5 DIAS ANTES DA PEREGRINAÇÃO

Para uma adequada preparação da peregrinação e para aumentar as reservas de energia no organismo, recomenda-se uma alimentação baseada nos princípios das Roda dos Alimentos com o reforço da ingestão de alimentos fornecedores de hidratos de carbono como arroz branco, massa, batata, cereais de pequeno-almoço tipo corn flakes, pão branco e sumos de fruta naturais ou do tipo néctar 5 dias antes da partida.

MOCHILAS

DURANTE A PEREGRINAÇÃO

Sendo a peregrinação uma atividade física de longa duração e com uma intensidade moderada a elevada, garantir uma alimentação adequada durante a caminhada é imprescindível.

O fornecimento de energia durante cada etapa de peregrinação é fundamental para evitar situações de hipoglicemia (descida abrupta da glicemia) e retardar a fadiga.

Deverão ser priorizados alimentos ricos em hidratos de carbono que poderá ser na forma de fluídos/bebidas, géis ou alimentos, de acordo com a preferência e tolerância individual.

A ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono como fruta (exemplo: banana, de preferência madura), cubinhos de marmelada e barras de cereais (tentando que a quantidade de gordura seja inferior a 10g por 100g de produto) constituem opções práticas durante a caminhada.

As bebidas energéticas que fornecem entre 6 a 12% de HC poderão ser particularmente úteis na fase mais final da caminhada, à medida que o glicogenio hepático e muscular é consumido, de modo a retardar a fadiga muscular.

NO FINAL DE CADA DIA 

Após o esforço, o objetivo é recuperar as perdas de água e repor a energia perdida através de uma pequena refeição (60 minutos após a paragem) com maior riqueza de proteína (utilizando por exemplo ovo, feijão, carnes gordas) e hidratos de carbono (fruta, pão, arroz...). E bebendo sempre muita água.

logo_corel_edited.png
bottom of page